Passos para Formar uma Vida
Um discípulo é alguém disposto e desejoso de ser ensinado. Alguém que tem fome e sede de aprender, não simplesmente para saber, mas para praticar. Quer conhecer a vontade de seu Senhor para obedecê-lo.
Quais os passos para formar a vida de um discípulo?
a) Ensinar – Mt 28.20. Instruir o discípulo com a Palavra em todas as áreas de sua vida. Não podemos cobrar aquilo que não ensinamos primeiro.
b) Repetir (Catequizar) – Fp 3.1. Repetir o ensino diversas vezes. O alvo não é apenas conhecer o ensino, mas estar catequizado.
c) Exortar e animar – Hb 3.13. Exortar significa animar. Isto é importantíssimo. Deve ser a nota principal do relacionamento de discipulado. Estamos em luta contra “o desanimador”, que com suas mentiras quer derrubar as vidas. Devemos incutir fé através da proclamação da verdade, animando, estimulando e reconhecendo os progressos.
d) Corrigir – Gl 6.1. Após ensinar, repetir e animar, se o discípulo não pratica a palavra, deve ser corrigido.
e) Repreender em particular (Admoestar) – 1Ts 4.14. Se o discípulo demonstra resistência em obedecer, após serem cumpridas as etapas acima, deve ser repreendido, para que se arrependa e mude.
f) Disciplinar (exclusivamente pelos presbíteros) – 2Tm 2.25-26. Nos casos de pecados ou insubmissão, o assunto deve ser levado aos presbíteros para, se for o caso, ser aplicada alguma medida de disciplina, ainda com o propósito de salvar a pessoa.